domingo, 4 de agosto de 2013

Escova Progressiva 0% Formol, Mas Com Cheiro de Formol. Por Que Isso Acontece? - De Ácido Glioxílico a Formol




Olá Malucas,

Após algum tempo estou aqui de volta e acredito que com uma explicação muito útil que irá tirar a GRANDE dúvida de quem usa escova progressiva em casa, aquelas que são facilmente encontradas em perfumarias por um precinho camarada. :)


Por que uma escova progressiva que na embalagem diz 
0% formol, tem o cheiro de formol??


Eu sempre estou no nosso amigo Google procurando coisas interessantes para colocar aqui no blog para vocês e sempre encontro.... Eu sou e sempre fui uma pessoa MUITO curiosa e por isso estudo Química, o post de hoje é bem de Químico mesmo.... Vamos lá?


As escovas progressivas que encontramos facilmente em perfumarias vem descrito na embalagem em letras, normalmente, destacadas 0% FORMOL, mas encontramos na sua composição o GLYOXYLIC ACID (Ácido Glioxílico), este substitui o formol.

Para quem já usou esse tipo de produto percebe que ao pranchar - necessário fazer muitas vezes para se obter o resultado liso - o odor inconfundível de formol é rapidamente detectável pelas nossas narinas que nunca nos enganam.

Primeiramente um pouquinho sobre formol e o ácido glioxílico:

Formol


                                                               
     Fórmula Molecular: H2CO                                                          

       
Aldeído simples, derivado do gás metano. Na hora do procedimento do alisamento o cabeleireiro inala todo o vapor de gás metano, percebem que na hora que o profissional faz a escova e prancha sai uma fumaça que causa ardência nos olhos e narinas. Este gás é altamente tóxico e pode levar a morte quando em contado constante com vapor.


Ácido Glioxílico

       
                                                          
    Fórmula Molecular: C2H2O3                                       





Extraído do Etanol que é a "fermentação" da matéria orgânica antes que ela chegue à decomposição e se transforme em gás metano. Este é um composto orgânico da classe dos aldeídos, assim como o formol.

Voltando a pergunta: Por que o cheiro de formol em produtos com 0% de formol?

Isso acontece porque o Ácido Glioxílico em altas temperaturas - superiores a 200°C - PODE se decompor, formando formol e gás carbônico, quanto maior a temperatura maior será a formação de formol.


O que não foi comprovado:

- Risco do uso de ácido glioxílico.
- Se a quantidade de formol liberada na decomposição do ácido glioxílico é nociva.


Infelizmente, não encontrei nada que comprove e nenhum estudo mais afundo sobre esse assunto.


Quando encontrei esse assunto fiquei muito interessada e espantada ao mesmo tempo, porque já usei duas vezes escova progressiva com esse componente e senti um cheiro muito forte de formol, pensei até que a empresa usava uma pequena quantidade como conservante, mas uma coisa não fazia nenhum sentido: eu só sentia o cheiro do formol quando começava a passar a prancha no cabelo e agora está aí a explicação.

É isso Malucas estava ansiosa para dividir essa informação com vocês, lembre-se que fiz uma pesquisa para escrever essa postagem e baseado em meus estudos em Química faz total sentido na teoria.

Sei que nem todas tem tempo de ficar pesquisando e por isso reuni as informações mais importantes aqui. Espero de coração que vocês tenham gostado.

Se vocês já usaram este tipo de produto descreva para nós: Seu componente principal era o Glyoxylic Acid? Sentiu o cheiro de formol? Ardeu olhos e narinas? 



Bjus


4 comentários:

Magno disse...

Gostei muito da explicação, a progressiva q uso 0 formol é da infinity da eco Plus line, na composição dela entre outros tem o tal do glyoxylic acid, mais o cheiro n é tão forte, e n arde os olhos mais fico preocupada pois também aplico muito em minhas amigas será q estou protegida usando a mascara? e sempre coloco oventilador parado nos cabelos para q a fumaça n suba.

GRAZI disse...

Magno, o formol da problemas de saúde a longo prazo, você não irá apresentar alguma "reação" em pouco tempo, acho que dessa forma você só prolonga mais.

A Anvisa proibiu o uso de formol pelo risco a saúde, se não fosse tão grave isso não teria acontecido, entende? Da uma pesquisada no Google e lê sobre o formol.

Bjus

Unknown disse...

Oi. amei as explicações, bem detalhado. Estou começando agora como cabeleireira, mas eu pesquiso bastante sobre químicas que podem prejudicar a minha saúde e de minhas clientes. comprei um produto da absolut TNT, na composição ñ fala 0% de formol, mas contém o glyoxylic acid entre muitas outras composições. Agora vou ficar atenta na hora de comprar qualquer produto químico. peço um conselho? "o que eu faço com o produto". Obrigada. bjs

GRAZI disse...

Oi Rozellya, fico feliz que ajudei mais uma pessoa, temos mesmo que pesquisar porque temos muitos componentes "mascarados" nas formulações. Eu jamais pensei que um componente se transformaria em formol como o desse post.

:g :g

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Sobre!

Minha foto
Meu nome é Graziela sou apaixona e louca por esmaltes e produtos para cabelos, amo o meu vermelhão artificial. Gosto muito de artesanato e trabalhos manuais.

Tradutor