sábado, 13 de julho de 2013

Argiloterapia Capilar (Tratamento com Argila no Cabelo)



Olá minhas Malucas, esse post é longo e isso é ótimo, pois será uma postagem bem completa sobre o assunto argila.

Fiz uma longa pesquisa na internet e vou reunir as principais informações aqui para vocês. Espero que o assunto seja apresentado com clareza.

O que é Argiloterapia / Formação da Argila / Benefícios da Argila para o Cabelo / Diferença das Argilas / Função da Argila / Onde Comprar Argila / Como Usar Argila no Cabelo

O que é Argiloterapia?

É uma terapia a base de argilas sulfurosas, rica em oligoelementos e sais minerais. Cada argila possui uma propriedade/função diferente, pois contem sais minerais em concentrações diferentes, explicada a seguir.

Formação da Argila:

A argila nada mais é do que o material resultante da decomposição, durante milhares de anos, de certos tipos de rochas, ricas em substâncias como titânio, magnésio, cobre, zinco, alumínio, cálcio, potássio, lítio, ferro e oligoelementos. Nesse processo, sob o efeito das intempéries climáticas, as rochas se desmancham e, no caminho, recolhem os componentes orgânicos do terreno onde se encontram, transformando-se em diferentes tipos de material argiloso. Cada argila tem composição e coloração única - descrita mais adiante - resultantes da terra, da água e do clima local.

Argilas de maneira geral é absorvente de toxinas e impurezas, promove a cicatrização e a reconstituição dos tecidos, estimula a circulação sanguínea e linfática e tem efeito tensor imediato e antisséptico. Pode ser usada no cabelo, rosto e corpo. Muito usada em spas e clínicas de estética.

Em tratamentos capilares: 

ajudam na circulação sanguínea e estimulam o crescimento dos fios, regula e desobstrui os folículos, absorve toxinas, removem células mortas,

Para não perder o efeito de químicas como alisamento, relaxamento ou permanentes é recomendado usar argila 2 meses depois desses procedimentos.

Aplicado a cada 15 dias ou 1 vez ao mês.

Tipos de Argilas:
(cores diferentes, propriedades diferentes, funções diferentes)

Argila Branca - Rica em silício e alumínio e vários oligoelementos.
Função: aumento na oxigenação das áreas congestionadas, regulam a queratinização, em distúrbios do couro cabeludo.

Argila Verde - Rica em magnésio, manganês, silício e vários oligoelementos.
Função: desinflama, esfolia, regula a produção sebácea e tem efeito desintoxicante e adstringente.

Argila Cinza - Rica em alumínio e silício
Função: melhora a circulação sanguínea e linfática, efeito anti-inflamatório e cicatrizante, melhora olheiras, varizes e queda de cabelo.

Argila Amarela - Rica em silício e alumínio
Função: ação calmante e regeneradora de tecidos.

Argila Vermelha - Rica em ferro e silício.
Função: usada no tratamento de celulite, gordura localizada, pálpebras caídas, papada e inchaços.

Argila Preta - elevado teor de titânio, alumínio e silício. (argila rara).
Função: ativador da circulação, adstringente, contribui para a renovação celular, efeito cicatrizantes, desintoxicante, anti-inflamatório e combate a queda de cabelo provocada pela idade.

Argila branca, verde e preta são as mais indicadas para os fios. A branca por ser mais leve, a verde indicada  para cabelos normais que precisam apenas de tonificação, estimulação do couro cabeludo e limpeza e por fim a argila preta que é indicada para quem possui excesso de oleosidade do couro e queda dos fios.

Onde comprar:

Lojas de produtos naturais, encontrada em forma de pó.
*Ao comprar a argila verifique se possui o selo da ANVISA isso garante boa procedência.

Como usar argila:

Pele:
Para ampliar o poder da argila pode acrescentar gotas de óleo essencial (substância extraída de folhas, caules, frutos, flores, raízes ou casca de vegetais possuem propriedades específicas que complementam o tratamento).

Foco principal do blog é o uso da argila no cabelo então vamos lá:

A argila deve ser diluída em água filtrada ou vinagre de maçã até a mistura ficar homogênea com consistência cremosa.

- Aplicar na raiz com a ajuda de um pincel. Pode ser usado no comprimento com menor frequência.
- Deixar por tempo aproximado de 20 minutos. Não deixe a argila secar totalmente no cabelo.
- Lavar cuidadosamente retirando toda a argila dos fios
- Seguir sua rotina normal com máscara e condicionador.

Lavar os cabelos com shampoo antes ou depois da argila?

Acho que isso é bem pessoal, cada cabelo reage de uma forma ao tratamento e cada pessoa costuma usar um tipo de produto para finalização, por isso aconselho você fazer das duas formas e avaliar como seu cabelo fica melhor.

Acrescentar máscaras ou óleos vegetais na argila:

EU não acho isso legal, a argila possui propriedades ótimas e isso deve ser aproveitado, por isso aconselho misturar a argila só com água filtrada ou vinagre e depois de retirar a argila seguir com outro procedimento seja uma máscara capilar ou um óleo puro de sua preferência.

Conforme mencionado lá em cima essa postagem foi feita a partir de pesquisas na internet, caso tenha algum trecho aqui que é de sua autoria favor informar nos comentários discriminando detalhadamente seu texto para ser dado os devidos créditos.

Espero que esta postagem tenha esclarecido o assunto.

Se você já usou argila nos seus fios nos conte sua experiência.

Bjus


12 comentários:

Anônimo disse...

Oi meu nome e Josi e adorei seu blog. Neste momento estou com uma mistura de argila nos cabelos, misturei a preta e a verde em um cha de jaborandi. Eu fiz um tratamento para queda de cabelos usando a preta que tratou totalmente a queda mas usei umas 5 vzs, e a queda voltou mas moderada.. ja tinha tentando de tudo e a argila foi a única coisa que resolveu pra mim. Ontem comprei a verde e resolvi misturar as duas. Volto pra contar o resultado.

GRAZI disse...

Nossa Josi que legal :n
Fica a dica da Josi para vocês meninas, argila é ótimo, pena que poucas pessoas conhecem.

Volta sim!!!

:g

Unknown disse...

Usei a verde no rosto e foi maravilhosa!!!!! a Branca estou usando neste exato momento ;D Amanhã irei passa-la nos cabelos e ver qual resultado! Venho aqui contar! Mas para o rosto a verde tem sido M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A!!!

GRAZI disse...

Jenifer é ótimo saber disso, vou comprar a verde para testar. Eu fiquei com medo de usar a verde e acabei comprando a branca por ser a mais leve.

Vem nos contar o resultado.

:g

Izildinha disse...

Gostaria de um estudo mais detalhado.Onde posso encontrá-lo?Bjs!

GRAZI disse...

Oi Izildinha, qual informação você precisa??

Eu fiz uma pesquisa para montar essa postagem, mostrei para as leitoras: o o que é, como usar, benefícios e resultados, eu não coloco aqui informações mais específicas por não ser profissional na área.

Por ter cabelo colorido eu faço o procedimento de vez em quando e tenho gostado muito, sinto meu cabelo limpo mais leve e macio, pronto para receber uma máscara.

:g

Profª Rosilene Pereira disse...

Oi, eu uso argila no meu cabelo que é pintado com henna, meu cabelo é cacheado e tem muito brilho e todos elogiam. Comecei usando por causa de queda de cabelo e gosto muito do resultado. Vou fazer as dicas que li aqui.

GRAZI disse...

Oi Prof Rosilene....

É bom saber que a argila tem dado resultado, é ótimo ler as experiências de vocês isso incentiva as meninas a usarem.....

Depois volte para nos contar sobre maiores resultados.

:g :g

Unknown disse...

uma dica para quem desejar focar no crescimento do cabelo é bom acrescentar óleo essencial de alecrim,lavanda ou menta e hortelã que são estimulantes

GRAZI disse...

ótima dica Andreia, muito obrigada.

:n :g

Profª. Esp. Dayane Rosas disse...

Ótima dica! Adorei!!!! :n

GRAZI disse...

Fico feliz que gostou Dayane...

:g :g

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Sobre!

Minha foto
Meu nome é Graziela sou apaixona e louca por esmaltes e produtos para cabelos, amo o meu vermelhão artificial. Gosto muito de artesanato e trabalhos manuais.

Tradutor